Você estava muito bem em seu apartamento, comprado na planta dois anos antes do seu casamento. Conseguiu até liquidar o financiamento do banco muito antes do que pensava.
Mas de repente bateu aquela vontade de ter um espaço maior. Talvez a família tenha crescido ou você tenha visto outros amigos tomarem coragem e embarcarem no sonho da construção de uma casa, e agora essa ideia não sai da sua cabeça.
Mas para esse sonho começar, é preciso dar o primeiro passo. Escolher um terreno que atenda suas expectativas e que ao mesmo tempo seja um bom investimento, de preferência cabendo no seu bolso.
Então pode ficar tranquilo que estamos aqui para te dar algumas dicas valiosas para a compra do terreno perfeito pra você.
Dica 1 – Localização, localização e localização!
Ao iniciar a busca por um terreno, o primeiro ponto a ser avaliado deve ser a localização do imóvel. Essa escolha será fundamental em vários aspectos, desde a comodidade para sua rotina e de sua família, passando por gastos diários com deslocamento, tempo perdido no trânsito e até mesmo a valorização futura de sua casa.
Tenha em mente que a construção de uma casa é um sonho, mas ao mesmo tempo, um grande investimento em seu patrimônio.Afinal, construímos para morar bem, mas se pudermos ter nosso patrimônio valorizado, melhor ainda!
A assessoria de um bom arquiteto pode ajudar muito, tanto para a escolha do terreno, quanto para o desenvolvimento de um projeto que concilie suas preferências pessoais em uma construção valorizada com boa estética e funcionalidade.
Dica 2 – Qual a metragem?
Ok, você procurou muito e finalmente achou aquele terreno em condomínio fechado que fica em uma região muito boa da cidade, próximo do seu trabalho, com boas escolas por perto e várias opções de conveniência.
Mas será que o terreno vai dar conta de tudo que você sonhou para sua casa?
Você gostaria de uma casa térrea ou um sobrado? Quantas suítes? É daqueles que adora uma piscina ou acha que ela só dá trabalho? Gostaria de um espaço kids para as crianças ou talvez uma sala gamer? Pesquise e veja se cabe tudo! Se informe também sobre o recuo mínimo da construção para as laterais, que pode variar dependendo da cidade e do condomínio.
Dica 3 – Avalie as características do terreno
As características do terreno irão influenciar diretamente no custo da casa. É de grande importância que você avalie questões como aclive, declive, sondagem e incidência solar.
Um terreno com um aclive ou declive acentuado exigirá muitos gastos com terraplanagem (para que o terreno fique nivelado). Um bom arquiteto poderá adaptar as características do projeto ao terreno, aproveitando, por exemplo, um aclive em um projeto de sobrado, reduzindo os gastos.
De qualquer forma, tenha em mente que quanto mais acidentado for o terreno, maiores serão os custos. Coloque isso na ponta do lápis.
Quanto a incidência solar, o ideal é que a casa fique voltada para o sol da manhã, o que proporcionará melhor conforto térmico.
A sondagem do terreno também é uma questão de grande importância. Esse profissional poderá verificar se há muitas pedras na área, o que acarretará na necessidade de uma fundação mais profunda e, portanto, mais cara.
Dica 4 – Considere a existência de terrenos vazios ao redor
Nossa quarta dica é sobre a micro localização do terreno, ou seja, avaliar a posição na rua em que ele está localizado. Há terrenos vazios ao redor? Lembre-se de que em algum momento poderá haver uma construção ao redor e eventualmente afetar a incidência de sol ou até mesmo interferir na privacidade do seu quintal, caso seu terreno esteja em um nível abaixo do vizinho.
Dica 5 – Tenha suas finanças sob controle e trabalhe com profissionais experientes
Comprar um terreno é o começo de um sonho, mas certifique-se de que você tenha condições de realiza-lo por completo. Não comprometa muito de sua capacidade de pagamento apenas com o terreno, lembre-se de que ele é apenas o primeiro passo da jornada.
Além disso, quando chegar o momento de iniciar a construção, opte por trabalhar com profissionais e fornecedores experientes e evite prejuízos e dor de cabeça, afinal, o ditado “o barato pode sair caro” parece ter sido feito sob medida para quem está construindo pela primeira vez.
Um bom arquiteto poderá te ajudar em todas as etapas, inclusive com a indicação de profissionais de confiança.